Membros da Diretoria do SINDSPEN-MT participam de audiência sobre segurança em Rondonópolis




O Presidente do SINDSPEN-MT, João Batista, e a Secretária Geral, Jacira Maria da Costa, participaram na última sexta (27.04) em Rondonópolis (a 210 Km de Cuiabá) de uma audiência pública sobre segurança, promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), na Câmara de Rondonópolis. 
Na ocasião, o Presidente João Batista convidou as autoridades municipais e estaduais presentes para realizarem visitas na Penitenciária de Mata Grande, uma das unidades penais do Estado que mais enfrenta super agregação de presos que dificulta o trabalho dos servidores penitenciários rondonopolitano. 
“Apesar de que todas as instituições envolvidas nessa discussão ajudam o trabalho da segurança no município, o Estado ainda não dá condições necessárias aos profissionais  que atuam nos estabelecimentos penais. Infelizmente, é isso que vem ocorrendo com frequência. Por isso, convido aos senhores parlamentares que visitem à Penitenciária de Mata Grande, para conversar com os servidores penitenciários e os demais profissionais sobre esse problema”, destacou o Presidente do SINDSPEN-MT, João Batista, durante o debate no plenário do legislativo rondopolitano, onde foi recebido pelos servidores penitenciários que atuam no município.
De acordo com Presidente do SINDSPEN-MT, a falta de efetivo para unidade penitenciária é uma grande preocupação da categoria.
“Inúmeras vezes os servidores penitenciários encontram-se desprotegidos no ambiente de trabalho. Com pouco efetivo, não há como fazer o trabalho de ressocialização para reeducandos, se não tiver apoio do poder público”, complementou. 
Batista ainda exemplificou o Sistema Penitenciário do Estado do Espírito Santo como referência nacional . “Lá no Espírito Santo (Estado), por exemplo, o governo estadual fez a uma proposta de recursos na altura do Sistema Penitenciário, sendo um dos sistemas mais importantes do país”, disse ele.  
O líder da Entidade Sindical também frisou aos parlamentares quando indicarem alguém para atuar no sistema penal é necessário que seja um servidor de carreira do Sistema Penitenciário.
“É necessário que a indicação seja para um (a) servidor (a) da Secretaria de Administração Penitenciária (SAAP). O mesmo acontece nas carreiras da Polícia Militar e Polícia Civil. As ingerências políticas só prejudicam o Sistema Penitenciário. Não adianta indicar pessoas de  áreas específicas sem conhecimento do Sistema”, finalizou o Presidente João Batista, destacando todas às  legalidades conquistadas pela luta do SINDSPEN-MT.  


Na audiência, foi cobrada pelos debatedores “A Carta de Rondonópolis”,  que  foi elaborada há quase três anos durante o 1º Fórum de Imprensa Sobre Segurança Pública de Rondonópolis, ocorrido na sede do Rotary Leste, no bairro Vila Aurora. Consiste em um documento com mais de 20 reivindicações da sociedade organizada cobrando investimentos e melhorias na segurança pública da cidade. Entre as reivindicações, existêm pelo menos 10 relacionadas diretamente ao Sistema Penitenciário: Cadeia Pública e Penitenciária da Mata Grande.


Participaram da audiência os deputados estaduais Sebastião Resende e Valdizete Nogueira; o presidente da Câmara representando todos os legisladores municipais, Ananias Filho; o secretário adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamante; o comandante geral da PM, coronel Osmar Lino Farias;delegado geral da Polícia Civil, Anderson Garcia;delegado Regional da Civil, Percival Eleotério de Paula; comandante do IV Comando Regional, coronel Valdivino Pimentel; comandante Estadual da PM, major Julio Carvalho; juiz criminal da comarca de Rondonópolis, Dr. Marcos Faleiros da Silva; comandante Geral do Corpo de Bombeiros, cel. Anderson Barbosa; comandante da Regional Sul dos Bombeiros, coronel, Vanderlei Bonoto; representante do MP, promotor Marcelo Vacchiano; superintendente de Gestão de Cadeias, Altair Camilo, além das lideranças comunitárias, membros dos Conselhos de Seguranças do município e  público geral,  que contribuíram com sugestões, questionamentos e opiniões sobre a situação da segurança de Rondonópolis e região.
Depois da audiência, que terminou por volta das 21 horas, os membros da diretoria do SINDSPEN-MT participaram de uma reunião com um grupo servidores penitenciários da cidade, onde eles explanaram sobre todos os assuntos voltados ao trabalho da categoria, em frente da Câmara de Rondonópolis.
Novo encontro  – Devido um atraso no percurso da viagem de automóvel feita pelos membros do SINDSPEN-MT, na Rodovia BR  364 (especificamente entre o trecho de Juscimeira à Rondonópolis), onde havia um grande engarrefamento de carretas que durou quase três horas, os membros da Diretoria Executiva pediram  sinceras desculpas aos servidores penitenciários que aguardaram no Centro Comunitário do bairro Cophalis,  local que deveria ter sido o encontro naquela sexta (27.04). O Sindicato comunica aos servidores que não compareceram na reunião ocorrida na Câmara de Rondonópolis, poderão participar de outro encontro a ser marcado, para dar continuidade nas visitas às unidades penais do interior. Em breve, a nova data será divulgada no site do SINDSPEN-MT (www.sindspen.org.br). 

Everaldo Galdino | Assessoria de Imprensa do SINDSPEN-MT



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Michelle Diehl está de volta!

SINDSPEN-MT protocola Pauta de Reivindicação nesta terça-feira (27)