Agentes da PCE encerram o I Ciclo de Formação Humana

Ontem (21.04), feriado nacional em comemoração ao Dia de Tiradentes, agentes penitenciários da Penitenciária Central do Estado (PCE) encerraram o I Ciclo de Formação Humana, organizado pela Escola Penitenciária de Mato Grosso vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), em Cuiabá.

Cerca de 30 servidores participaram da apresentação final do curso. Entre os trabalhadores estavam os plantonistas das equipes A,B e D da PCE, os instrutores e agentes do EPEM, o Secretário de Estado de Administração Penitenciária, Tenente Coronel Clarindo Alves Castro, a Coordenadora de Ensino do CEPEM, Elizabeth Ourives de Campos, o Coordenador do Serviço Operações Especiais (Soe), Dori Edson de Amorim, além do Major Alvarenga. 
No encerramento ocorrido na manhã de ontem, na Penitenciária Central do Estado, localizada no bairro Jardim Industriário, os agentes se apresentaram usando um retroprojetor, com informações sobre os principais procedimentos da atividade penal que exercem no estabelecimento, onde fizeram dinâmica de grupo proposta pelos instrutores da Escola Penitenciária. Eles salientaram críticas e deram sugestões sobre os temas de saúde, segurança e produção, que foram propostos, para melhorar às condições de trabalho dos profissionais que atuam na unidade prisional.
“Tudo que foi falado aqui é para melhoria da unidade. Mesmo enfrentando as dificuldades do dia a dia, fazemos um bom trabalho. Acredito que todas as questões que foram levantadas possam ser resolvidas”, comentou o agente penitenciário Josué Oliveira, do plantão B, que representou seu grupo de trabalho transmitindo uma mensagem de reflexão para todos os participantes.
O diretor da PCE, Pedro Pio, disse sobre a ação da Escola em capacitar os servidores. “Essa ação da Escola Penitenciária é de grande valia, justamente porque deu continuidade na capacitação dos servidores. Além disso, nos proporcionou à padronização dos procedimentos penais dentro da unidade”, contou Pio. O diretor ainda destacou: “Quando se têm cursos automaticamente se padroniza os procedimentos e aumenta a segurança interna dos funcionários”, complementou Pio.
A PCE ocupa uma equipe de 96 agentes penitenciários, para atender uma população de 1.960 reeducandos.
O Secretário de Administração Penitenciária, Tenente Clarindo Castro, avaliou que o I Ciclo de Formação Humana foi positivo. “Foi positivo, pois o Sistema Penitenciário cresce forte. Os servidores penitenciários têm se empenhado para capacitação. Isso é muito bom. Agradecemos toda equipe da Escola Penitenciária por mais um trabalho feito, principalmente porque tivemos a colaboração dos diretores das unidades PCE e Ana Maria do Couto May, além do apoio do SINDSPEN-MT que nos acompanha em nossas ações”, frisou Castro.
Castro ainda acrescentou: “Que a gente consiga cumprir de uma forma efetiva, tanto na custódia dos reeducandos nas unidades penitenciárias, como também na promoção da ressocialização”. Para a Coordenadora de Ensino da Escola Penitenciária, Elizabeth Ourives, a apresentação dos trabalhos foram “excelentes” e vão contribuir para melhorar o planejamento de ações  voltado para o Sistema Penitenciário
“ As informações que foram transmitidas por eles, nesses trabalhos, ajudarão no processo de ações que a Escola Penitenciária pretende ampliar. Em breve, divulgaremos mais novidades para capacitação dos servidores”, finalizou Elizabeth.

Everaldo Galdino| Assessoria de Imprensa do Sindspen-MT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Michelle Diehl está de volta!

SINDSPEN-MT protocola Pauta de Reivindicação nesta terça-feira (27)