Secretário diz que o Sistema Penitenciário precisa formar mais agentes do SOE


Os 115 agentes do Setor de Operações Especiais (SOE) que concluíram o segundo Curso de Operações Penitenciárias Especializadas (COPE), já estão preparados para atuar nos principais estabelecimentos penais de Mato Grosso. 
Os agentes do SOE de Sinop, Rondonópolis, Água Boa e Cuiabá, que participaram do ato de formatura desta terça-feira (03.04), no auditório Clóvis Vitorato do Palácio Paiaguás, em Cuiabá, promovida pela Escola Penitenciária de Mato Grosso vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), oficializaram a capacitação que deve contribuir na segurança das unidades prisionais do Estado. 
O evento, contou com a presença de várias autoridades do poder público, familiares e amigos dos agentes, além dos jornalistas da imprensa local e do público geral.
O secretário de Justiça e Direito Humanos, Paulo Paulo Lessa, informou que os agentes do SOE substituirão os policiais militares para atuarem nas unidades penitenciárias.
“Na medida que temos 115 homens (os agentes  do SOE) preparados para substituir o trabalho pertinente, até então a policia militar, pois ao mesmo tempo liberarmos essas pessoas para que eles voltem atuar em combate a criminalidade nas ruas, passando dar segurança para população”,  disse Lessa, ao falar dos formandos dos quatros municípios. 
Ele ainda frisou que o poder Executivo não vai parar nas ações de capacitação.
“Nós não queremos parar por aí. Nós precisamos formar mais agentes do SOE, porque até junho do ano que vem o governo pretende retirar à polícia militar do Sistema Penitenciário e deixar os agentes penitenciários cuidar do próprio Sistema Penitenciário, para liberar o número de contingente da polícia militar para atividades afins” justificou Lessa.
“É um ganho para o Sistema Penitenciário. Que esses profissionais (agentes) estão treinados e capacitados para atuarem na segurança dos estabelecimentos penais conforme o ensino que foram passados”, destacou o Secretário Adjunto de Administração Penitenciária, Coronel Clarindo Castro.  Questionado sobre a participação do SINDSPEN-MT no acompanhamento da capacitação dos agentes. “É fundamental a participação do Sindicato, por ter ajudado e dado um norte nas orientações. É sempre bem vindo”, ressaltou o secretário Adjunto de Administração Penitenciária. 
A cerimônia de formatura iniciou por volta das 8h30, em frente da Sejudh. Os agentes se reuniram e participaram de um ato simbólico no local, onde dois formandos receberam  a bandeira  do Sistema Penitenciário pelas autoridades da Sejudh. Em sequência, houve um desfile no percurso entre a sede da Sejudh e o Palácio Paiaguás. 
Na ocasião, o Presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), João Batista, recebeu das mãos do Secretário de Justiça Paulo Lessa um certificado de homenagem pelo apoio na realização do segundo Curso do COPE, que foi um dos convidados para cerimônia de formatura.
“Parabenizo todos pelo empenho que tiveram para concluírem esse Curso. Também  agradeço à Sejudh pela homenagem, principalmente por reconhecer às ações do SINDSPEN-MT que  luta pela defesa da qualificação dos  servidores penitenciários”, disse Batista. 
“Faremos o melhor trabalho possível para que não haja falhas em nossas operações. Preservamos primeiramente a qualidade das nossas ações”, comentou o chefe adjunto do Setor de Operações Especiais (SOE), Anderson Santana, que defende a formação da terceira etapa do Curso do COPE. Já sobre o apoio do SINDSPEN-MT frisou: “A presença do Sindicato foi primordial em todas as negociações. Como o próprio secretário disse, é o nosso braço direito, pois sem o Sindicato nenhuma categoria vai pra frente”, concluiu.
Durante a cerimônia no auditório, o secretário de Justiça entregou vários certificados, equipamentos de trabalho, placas de homenagem para um dos agentes dos municípios representados, além de parabenizar os servidores penitenciários da Escola Penitenciária de Mato Grosso que contribuíram na organização da segunda etapa do Curso do COPE, sob gestão da Coordenadora de Ensino, Elizabeth Ourives de Campos, que também foi  homenageada no evento. 
Em breve a lista completa dos formandos do COPE.
Everaldo Galdino| Assessoria  de Imprensa do SINDSPEN-MT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Michelle Diehl está de volta!

SINDSPEN-MT protocola Pauta de Reivindicação nesta terça-feira (27)