AML pede “exclusão” de Gilmar Mendes neste sábado

Foto: Google

Os membros da Academia Mato-Grossense de Letras (AML) vão se reunir   neste sábado (03.06),  para decidir a  exclusão   definitiva do associado Gilmar Ferreira Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ocupante da cadeira nº 11  da academia.  A informação foi dada por três associados, que encaminharam um pedido  à presidente da instituição, Marília Beatriz de Figueiredo Leite, em convocar outros membros a discutirem a pauta.

O encontro será na sede da AML, situada  na Rua Barão de Melgaço, Centro de Cuiabá, a partir das 9 horas.

Segundo os representantes da AML, Gilmar Mendes teria desrespeitado o Art. 30, do Estatuto da academia, que dispõe sobre os deveres do acadêmico.
“Comparecer às reuniões da AML, devendo, necessariamente, fazê-los em pelo menos um terço das sessões anuais, arredondando-se para maior. Bem como por não atender a nenhum outro item desse mesmo artigo, desde sua posse, com exceção do relativo à taxa de anuidade, do confrade Gilmar Ferreira Mendes, ocupante da cadeira nº 11 desta Casa, demonstrando seu total desinteresse. Assim, aplique-se a sanção prevista no Art. 31 – in fine... Exclusão definitiva dos quadros acadêmicos.  Neste  termos, pede deferimento”, diz trecho de  um requerimento que foi  à presidência da academia.

Cadeiras
A Academia Mato-Grossense de Letras é composta por 40 cadeiras, todas com um patrono. A vaga é vitalícia e os candidatos são eleitos em sessão secreta, especialmente convocada para a finalidade. Após a votação, a comissão escrutinadora  incinera os votos, garantindo que nenhum deles seja revelado.
  
Um dos objetivos da AML é promover apoio, o incentivo e a proteção da cultura e das literaturas nacional e regional.

Mais informações em instantes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Michelle Diehl está de volta!

SINDSPEN-MT protocola Pauta de Reivindicação nesta terça-feira (27)

Políticos de Mato Grosso parabenizam Cuiabá nas redes sociais