João Batista é homenageado em evento; Jacira assume o Sindspen-MT





O Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen-MT) realizou  no último sábado (15.12), uma confraternização aos profissionais sindicalizados,  familiares e convidados no salão de eventos da Acrimat, em Cuiabá.

Na ocasião,  a servidora pública e secretária-geral do Sindspen, Jacira Maria da Costa Silva, foi anunciada pela diretoria como a nova presidente do sindicato, em razão do afastamento do presidente e deputado estadual eleito pelo Pros, João Batista Pereira de Souza, que será diplomado nesta segunda-feira (17.12). Ele vai assumir o novo cargo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para os  próximos 4 anos, a partir de fevereiro de 2019.

No evento, João Batista  recebeu homenagens dos trabalhadores do sistema penitenciário pelo reconhecimento dos  trabalhos prestados à frente da presidência do sindicato, e também pelas conquistas e militância nesses 10 anos,  em defesa da carreira de agente penitenciário do serviço público estadual.

A confraternização também  contou com a presença da suplente de deputada federal, Gisela Simona, dirigentes de unidades penitenciárias de Cuiabá e  do interior de Mato Grosso, além de vários convidados do serviço público e profissionais da imprensa.

João Batista agradeceu os servidores públicos e toda equipe da diretoria  e funcionários do Sindspen pela confiança dos trabalhos concluídos e destacou que não pretende deixar  a carreira de agente penitenciário.

“Não tenho pretensão nenhuma em deixar o cargo.  Até à minha aposentadoria, serei agente penitenciário do Estado de Mato Grosso com muito orgulho. Pois vocês podem ter certeza”,  disse ele, após receber uma placa de homenagem do Sindspen como presente dado pelas mãos da nova presidente Jacira, representando a classe dos servidores penitenciários no local do evento.

Também, durante a confraternização, a equipe da diretoria do Sindspen apresentou um video contando a história de vida e experiências dele no setor privado e militância sindical em defesa dos trabalhadores do setor público.
Ele ainda falou das dificuldades  sobre a luta sindical, que não foram fáceis no período que atuou.
“Ao longo desses 10 anos, a luta sindical foi com justiça. Pois somos uma categoria profissional que desempenha uma atividade importantíssima ao Estado,  mas que sempre foi muito discriminada. Também sempre foi tratada como criminosa. As autoridades preferiram vitimar os criminosos e criminalizar o agente penitenciário e servidor público”, lembrou, ao falar que sobre o  início dos trabalhos desde da criação do sindicato e da parceria de um grupo de servidores penitenciários que apoiaram a luta sindical e que hoje foram responsáveis por incentivar outras carreiras do serviço público.

Além disso, o deputado eleito disse do apoio dos  familiares e dos amigos dos servidores penitenciários, que  apoiaram o processo de criação do Sindpen, destacando que a imprensa foi importante naquela época.
“Não tínhamos ferramentas necessárias naquela época,  mas tínhamos uma visão de futuro e compromisso com as nossas famílias. A nossa maior preocupação daquela época era  voltar pra casa vivo. Mas muita coisa melhorou muito com a união com outras categorias e a imprensa. Naquele período, muitos publicavam matérias criticando os trabalhos dos servidores penitenciários. Mas importante do que  processar a mídia foi apresentar a ela para conhecer a realidade. Essa foi uma das metas que assumimos e cumprimos. Aproximar a imprensa sobre o sistema penitenciário do Estado de Mato Grosso. Hoje, essa mesma imprensa faz um papel importante do que desempenhamos à sociedade. Podemos dizer que temos uma categoria forte e um sindicato respeitado”, finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Michelle Diehl está de volta!

SINDSPEN-MT protocola Pauta de Reivindicação nesta terça-feira (27)