Gestão: Procurador reúne servidores e explica pedido de exoneração do cargo


Na tarde desta quarta-feira (30.11), o Procurador-Geral do Estado, Patryck Ayala se reuniu  com os servidores da PGE, para falar sobre o seu pedido  voluntário de exoneração do cargo,  anunciado na semana passada pelo Poder Executivo Estadual.  O ato foi realizado na sala de reunião da sede da PGE, em Cuiabá. 
Na oportunidade, Patrick explicou os motivos que levaram a deixar o cargo aos profissionais da Instituição.  Ainda, agradeceu a experiência e os trabalhos que foram feitos  durante a gestão,  que teve início em  janeiro de 2015, quando foi nomeado pelo governador Pedro Taques.
Também, o líder da PGE aproveitou para falar o nome do seu sucessor, o Procurador do Estado Rogério Gallo, que atualmente está cedido na Procuradoria do Município de Cuiabá, o qual assumirá o cargo a partir de 1º de janeiro de 2017.
“Eu entreguei o meu pedido de exoneração ao governador Pedro Taques no dia 21 de novembro. Nessa ocasião, pedi a ele que pudesse fazer uma nova escolha, em razão de oportunidades que precisaria trazer novamente na minha rotina diária, resgatar compromissos pessoais, profissionais e até acadêmicos”, justificou o Procurador-Geral do Estado, Patryck Ayala,  durante encontro que agradeceu os 23 meses de exercício do cargo de confiança pelo chefe do Executivo Estadual  aos servidores, explicando-lhes essa tomada de decisão.
Após ter feito o requerimento ao governador do Estado, Patryck comunicou os membros do Colégio de Procuradores, durante uma reunião ocorrida  na última  sexta-feira (25.11).   Também, disse que esteve com o sucessor do cargo, para falar sobre o processo de transição, que vai até o dia 31 de dezembro desde ano. 
Na ocasião, o Diretor-Geral, Francisco dos Santos, representando todos os servidores da PGE no ato, também, agradeceu o trabalho dele.    “É importante  dizer que,  independente  de quem  for assumir o cargo na nova gestão, possam manter as mesmas relações e as mesmas posturas quanto os  procedimentos e processos que foram construídos pelas equipes de servidores à melhoria da PGE.  Então, agradecemos de coração o trabalho que feito pelo senhor   como procurador-geral e demais experiências vividas à frente do órgão. Muito obrigado e boa sorte!”,  disse o gestor. 

Entre as ações mais relevantes que foram realizadas na gestão de Patryck, destacaram-se:  a implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI); o concurso público aos cargos de Procurador do Estado, Analistas e Técnicos, ambos em andamento; a  autorização  para  construir a sede da  PGE em uma área doada pelo governo estadual no Centro Político Administrativo,  que deverá marcar  o  comando do próximo Procurador-Geral; dentre outras ações administrativas que foram regularizadas.
“Não só agradecer os servidores públicos, mas fazer um pedido a todos, para que nós pudéssemos manter na medida do possível a essa unidade institucional.  Pois tivemos bons frutos  e graças aos resultados dos trabalhos realizados por vocês”, concluiu Ayala.
Entre os servidores que participaram no ato: o Técnico da PGE e presidente da Associação dos Servidores da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso (ASPROGER-MT); a Assessora do Controle Interno, Juci Arruda; o Coordenador de Finanças, Márcio Vilela, a Coordenadora de Gestão de Pessoas, Soraya Salvador; a Coordenadora Administrativa, Joana Darc; o Coordenador de Orçamento, Dêneb Costa; dentre outros profissionais da Instituição.
Perfil
Patryck de Araujo Ayala é doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, tendo realizado estágio de doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa no ano de 2006 (PDEE/CAPES). É professor adjunto II nos cursos de graduação e de mestrado em Direito da UFMT, e também docente visitante no programa de pós-graduação em Direito da UFSC (PPGD-UFSC), desde 2011. Foi coordenador adjunto do Programa de Mestrado em Direito Agroambiental da UFMT (2011/2014). Atua como pesquisador do grupo de pesquisas "Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco" (certificado pela Instituição e cadastrado no CNPQ), líder do grupo de pesquisas "Jus-Clima", membro da Comissionon Environmental Law (SteeringComitee) da IUCN.
Membro e sócio-fundador da Associação dos Professores de Direito Ambiental (APRODAB) e do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP), além de diretor do Instituto “O Direito por um Planeta Verde”.
Ayala é autor, co-autor e colaborador em obras e periódicos nacionais e internacionais. Tem imensa experiência na área de Direito, com ênfase em assuntos ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: princípio da precaução, gestão dos riscos tecnológicos, gestão dos riscos de organismos geneticamente modificados, Direito ambiental constitucional.

Em 2001, prestou o concurso público ao cargo de Procurador do Estado de Mato Grosso.  No exercício da atribuição na PGE, atuou nas unidades especializadas  Subprocuradoria-Geral Fiscal, Subprocuradoria-Geral Judicial, Subprocuradoria-Geral Administrativa e  na Subprocuradoria da Defesa do Meio Ambiente.  Patryck exerce o cargo de Procurador-Geral do Estado, desde janeiro de 2015 e permanecerá  no cargo até último dia do ano.  Antes disso, estará de férias  a partir de 16 de dezembro.  A convite do governador Pedro Taques, ele vai atuar diretamente com as demandas da governadoria, por meio da Casa Civil, a partir de janeiro de 2017.
Fonte: Everaldo Galdino - PGE-MT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Michelle Diehl está de volta!

SINDSPEN-MT protocola Pauta de Reivindicação nesta terça-feira (27)