Bancários realizam seminário para discutir impactos da Reforma Trabalhista

Foto: Fabiano Ribeiro


Trabalhadores, lideranças sindicais, advogados e convidados participaram do Seminário Jurídico  que abordou o  tema “A Reforma Trabalhista – Impactos e Desafios  da Classe Trabalhadora”, promovido pelo  Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb-MT),   pela  Federação dos  Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) e pela assessoria jurídica Alencar, Maehler e Bordon Advogados.
O evento foi realizado na noite da última sexta-feira (06.10),   no auditório do Sindicato, em Cuiabá.
Entre os convidados na mesa do seminário, estavam o deputado estadual  Valdir Barranco, o deputado federal Ságuas Moraes , ambos do Partido dos Trabalhadores,  o ex-presidente da Seeb e vereador por Cuiabá, Dilemário Alencar (Pros),  o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT), João Dourado, um representante da  OAB-MT, o secretário jurídico do Seeb, Marcílio Silva,  que também discursaram contra a reforma trabalhista.
A palestra foi ministrada pelo coordenador e advogado da empresa LBS Advogados, Paulo  Roberto Alves da Silva,  que destacou sobre  a gravidade da Lei 13.467/2017, aos participantes.
“A reforma trabalhista é uma agressão  aos direitos trabalhistas  elementares  e a discussão  com os bancários  contribui para que as pessoas conheçam  o teor  lesivo  das alterações  da legislação  trabalhista  e possam contrapor  de  uma maneira eficiente  a essas alterações", disse o palestrante.
Ele ainda comentou:  "As entidades sindicais tem  quase luta infinita e vão  conseguir  com certeza  resistir  e se manter,  aumentar o número de associados, pois é uma realidade em ser buscada  desse  novo contexto. Mas o ataque é muito violento  e é  preciso dizer isso com todas as letras.  O projeto do governo Temer  vai  contra a classe trabalhadora e é  explícita  de  empobrecimento. Se questionam: qual  objetivo da reforma? A resposta: é reduzir custo da produção e pagar menos salários e é ter menos direitos e benefícios. Não é outra coisa", pontuou, ao exemplificar  a terceirização de empregados.
Entre outros apontamentos, Paulo Roberto falou que classe trabalhadora teve  crescimento no país, aqueceu o mercado interno,  e hoje consegue adquirir  bens de consumo e frequentar  instituições de ensino  superior  privado. dentre outras.  "Isso causou o ódio  de outra classe que ficou insatisfeita. Então,  o movimento  é levar de volta a classe trabalhadora, que estava afastada das condições de moradia, educação, dos acessos aos bens essenciais".
Segundo o palestrante,  o debate  é  longo   por se tratar  da vários itens da Lei,  que  agride  a classe  trabalhadora como a dos bancários.
Quanto a parceria pela organização do evento, ele  agradeceu.
“Parabenizo a Fetec  e o  Seeb por  essa iniciativa. Isso é fundamental, pois  nós temos que dialogar,  trocar ideias  e experiências. Porque o jogo é  jogado e não tem nada perdido ainda. Nós vamos à luta  e temos condições em  derrotar  nessa reforma", finalisou
Na abertura do seminário, o presidente do Seeb-MT, Clodoaldo Barbosa, ao parabenizar  a parceria da Fetec  ao presidente Cleiton dos Santos,  destacou a importância de debater  o tema  aos participantes.
“É importante que o trabalhador tenha conhecimento dessa reforma trabalhista, que na verdade é uma contra reforma, que  visa  destruir tudo aquilo que conseguimos conquistar durante muitas décadas. Nós trabalhadores precisamos ponderar  e conhecer  esse  projeto de reforma, que  foi aprovado por esse governo federal ilegítimo, principalmente,  porque somos as principais vítimas”, disse ele, ao comentar que sempre o sindicato esteve atuante nos movimentos sociais contra o lesado projeto do governo Michel Temer.
O secretário jurídico, também ressatou a importãncia da classe esclarecer  sobre a discurssão.
“Esse seminário é de suma importância, em ver a sociedade civil organizada, também  tomando conhecimento na medida  do possível em tentar esclarecer aos bancários. Há uma grande preocupação  para o  trabalhador, pois os bancos já estão demitindo e estamos aqui para tirar as possíveis  dúvidas sobre essa reforma trabalhista, que nem mesmo o outro lado  que elaborou a Lei 13.456/2017, não conseguiram explicar",  disse  Marcílo Silva, ao destacar que recentemente esteve nos encontros de mobilização da classe bancária  em São Paulo (SP).
Para o presidente  João Dourado, comentou  que a classe trabalhadora tomou conciência e quer ouvir a sociedade para ampliar o debate  sobre  direitos trabalhistas.
“Agora a classe trabalhadora tomou consciência e não temos dúvidas que no ano que vem temos eleições, pois não dá mais para acreditar em patrão  e  traidores da classe trabalhadora. Se é para representar trabalhador tem que ser trabalhador. Porque agora vamos escutar a sociedade e ampliar os direitos dos trabalhadores com representação política. Se não fizemos isso, poderemos perder nossos direitos trabalhistas”, comentou o presidente da CUT/MT,  que na ocasião, também parabenizou os organizadores do seminário.
 Após as falas dos convidados, o presidente da Fetec, Cleiton dos Santos,  disse sobre um dos motivo da entidade em ser parceira do evento. "Nós decidimos em  fazer esse ciclo de debate  em conversa com os nossos companheiros de lutas do sindicato e do escritório LBS, para democratizar a discussão e preferimos caminhar por  toda base da federação, que hoje tem  maior número de bancários do mundo, que engloba a região Norte e o Centro- Oeste", justificou ele, ao dizer  que em outros estados também ocorreram o  debate sobre o mesmo assunto,  nos estados de Roraima, Rondônia, Acre, Mato Grosso do Sul, Pará, e no interior de Mato Grosso, especificamente na cidade de Rondonópolis (a 215 km de Cuiabá).
Na oportunidade,  houve o lançamento do livro sobre Direito do Trabalho Bancário “Direito do Trabalho Bancário - Temas atuais da Reforma Trabalhista: Enfrentamento e Resistência".  A  obra  foi coordenada pelos advogados Nasser Allan e Nilo Beiro,  é  organizada por Bárbara Caramuru Tele,  que teve a parceria do Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (Declatra)  e dos escritórios de advocacia. O livro aborda de maneira prática os principais temas que envolvem a Reforma Trabalhista e os trabalhadores do setor, tendo vários artigos são assinados por advogados  de diversos escritórios de advocacia.
Após a palestra,  os participantes puderam tirar dúvidas sobre assunto abordado.
Estavam  também entre os participantes do seminário,  os ex-presidentes do Seeb, Walfran Miguel dos Anjos e  Arilson da Silva, ex-vereador por Cuiabá.

Fonte: Everaldo Galdino/ Seeb-MT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Michelle Diehl está de volta!

SINDSPEN-MT protocola Pauta de Reivindicação nesta terça-feira (27)