Viagem ao Japão, militância em defesa dos portadores de necessidades especiais e dedicação ao parlamento

Foto: Fablício Rodrigues|ALMT

O assessor parlamentar Abimael Costa Melo, 44 anos, gestor público que atua no gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa de  Mato Grosso é o nosso servidor da semana. Num papo descontraído ele  falou sobre sua vida, seu trabalho voluntário que realiza junto à Associação Espinha Bífida do Estado de Mato Grosso, sua atuação no parlamento e de uma experiência no Japão.

Casado, pai de duas filhas, o servidor contou que iniciou o assessoramento  parlamentar  na Casa de Leis,  ainda quando  a sede do Poder Legislativo era situada na rua Barão de  Melgaço, no centro de Cuiabá, em 2003. “Sou da época da antiga Assembleia.  Desde lá,  atuo em assessoria política  de deputados, também  passei pela subprefeitura da região oeste de  Cuiabá por dois anos, mas retornei  à Casa,” explicou Abimael.

Entre suas atividades no parlamento, Abimael destacou sua colaboração na execução do Projeto de Lei 44/19,  que torna obrigatória a disponibilização de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e resguarda o direito ao atendimento intensivo nos hospitais públicos e privados aos nascidos com espinha bífida em Mato Grosso.  Outro projeto em faz questão de citar é  no âmbito do município.  Aprovada na Câmara de Cuiabá, a matéria, que aguarda a sansão pelo prefeito municipal, propõe que a criança que nasce com malformação seja cadastrada como nascida com deficiência, tornado obrigatório que elas sejam colocadas na UTI, de imediato.

Sobre o trabalho na ALMT ele destacou, também, a oportunidade de conhecer o estado e a facilidade de se fazer amizades: “aqui você tem a oportunidade de conhecer seu próprio estado.   Conheci, entre muitas, a cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade. Fiquei encantado por conhecer a  cultura, a dança  africana, além das cachoeiras.  Mato Grosso é muito rico. E tem as amizades. Dos antigos aos novos colegas, praticamente conheço todos. Em todos os gabinetes e secretarias.  Procuro ter um bom relacionamento com todos, pois é aqui   que passamos  a maioria do tempo.  Aqui você tem uma segunda família.  Se você tem um colega como amigo, nos horários de necessidade com certeza ele vai te ajudar”, aposta.

Sobre planos, ele revelou:  “em 2008 tive a experiência de disputar uma das vagas de vereador por Cuiabá, mas sem êxito na eleição. Agora preparo meu nome  para  disputar o cargo no próximo pleito de 2020 e defender pessoas com necessidades especiais”. A motivação de Bima envolve amor e experiência. Ele tem uma filha portadora de necessidades especiais e isso mudou tudo.  “Minha esposa teve que parar de trabalhar, em razão da minha filha de 13 anos,  que requer cuidados. Ela trabalhava numa empresa de grande porte e tivemos que optar entre eu e ela, para encerrar as  atividades profissionais e se dedicar à nossa filha, porque ela precisa de ajuda para andar”, contou , ao informar que a jovem vive bem, estuda e tem a irmã de 7 anos que faz companhia tanto em casa como na escola.

Abimael morou em cidades do Japão como  Iamanachem Kem, Rigashumchiro,  Nagoia e Toyohashi,  entre  o período de 1995 e 1999.  Depois, ao retornar após o período no Japão constatou as mudanças no meio ambiente, especialmente no rio Cuiabá:  “quando estava passando de avião por cima de Cuiabá, durante o  período chuvoso,  vi a cor do Rio Cuiabá escuro e disse:  o que está acontecendo?. me espantei. Nosso rio estava diferente, o que vem ocorrendo ao longo dos anos. Mas acabei ficando, depois de vir curtir férias em Cuiabá. Aqui é meu lugar!, conclui.

Fonte:  Everaldo Galdino / ALMT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Michelle Diehl está de volta!

SINDSPEN-MT protocola Pauta de Reivindicação nesta terça-feira (27)

Políticos de Mato Grosso parabenizam Cuiabá nas redes sociais