Cineasta preocupa com "propaganda enganosa" feita pela Mangueira



"Aos meus AMIGOS e FAMILIARES que não vivem (ou conhecem) em CUIABÁ:
Sobre o DESFILE DA MANGUEIRA:

Entre os cuiabanos/mato-grossenses (residentes ou não) que assistiram e se pronunciaram no Facebook, as opiniões são diferentes - uns criticaram, outros elogiaram, outros se revoltaram, outros ficaram em cima do muro.

É claro que para os cuiabanos que estiveram na Sapucaí - a vibe é outra. Não estão sentados em frente à TV, vendo e ouvindo asneiras dos comentaristas (e nós vimos tudo mais detalhadamente, então os 'olhos críticos se levantam'). 
Se eu estivesse lá...estaria hipnotizada com tudo aquilo.
Esteticamente, o desfile foi LINDO!

Mas o motivo deste post é apenas esclarecer algumas coisas, minha preocupação é a Secretaria de Turismo de Cuiabá começar a ser acionada judicialmente por turistas, vindos de todo planeta, por PROPAGANDA ENGANOSA. 
E também evitar qualquer decepção por parte de amigos e familiares que venham me visitar.

Então, vamos lá:

1º - Geograficamente, Cuiabá está no Cerrado e não na Caatinga. O cangaceiro - figura nordestina notável dos livros de Guimarães Rosa - não faz parte de nossa cultura. Mas pode ser sim, que tenha vindo alguns cangaceiros para Cuiabá a mando de políticos - em alguma 'época remota'.

2º - TIM BURTON não é cuiabano, não esteve aqui e muito menos se inspirou na Noiva Cadáver Cuiabana. Eu até conheço a estória da noiva de suicidou no prédio da Secretaria Estadual de Cultura - mas é um tipo de coisa que guia turístico nenhum comenta para os turistas (por desconhecimento). Então, não é uma lenda cuiabana. Ontem fiquei sabendo que tem a lenda mulher de branco do Porto (bairro histórico de Cuiabá). O que temos aqui é o mesmo que vocês têm aí, na sua cidade: A mulher de branco, a mulher-algodão, a mulher do banheiro. E para a nova geração de cuiabaninhos, como minha filha Bianca - é a mulher-sangrenta.

3º- Aquele bicho grande que parece um dragão misturado com naja - era pra ser o Minhocão - isso sim é uma lenda fortíssima. Mas no imaginário cuiabano - bicho está mais para uma sucuri nervosa.

4º- O tal do Jequitibá. Minha referência (que estava apagada na memória) é da cena do Zé Inocencio, da novela Renascer. Ontem, houve muitas discussões sobre se há, nativamente, o Jequitiba. Bom..parece que alguém plantou aqui. Mas não é referência cultural para nós. Aqui pra nós é, entre outras frutas deliciosas, a Manga e o Caju (aqui amamos a chuva do caju). Então, vocês já viram que isso é Cuiabá!

5º Gostei de ver o PACU no desfile, mas abro aqui um parênteses: Amamos (amamos não, idolatramos) a nossa gastronomia: Maria Izabel, Peixe assado na Bananeira, as mojicas, vetrecha de Pacu, FAROFA DE BANANA, também usamos pequi e o azeite de denden.

6º Nossa arte foi muito bem representada, através das obras de João Sebastião. Temos outros artistas fantásticos, assim como temos nossas músicas, nossos escritores, nossos ícones - como Maria Taquara e Jejé (que vive entre nós).

6º Historicamente, tivemos momentos vitais, Cuiabá foi muito importante para o desenvolvimento do Sudeste (em especial São Paulo). Tivemos cuiabanos ilustres na Política Nacional e na Academia Brasileira de Letras.

7ª O Boi-a-serra é uma manifestação cultural forte na baixada cuiabana, mas o nossos símbolos são a viola-de-cocho, o rasqueado, o cururu e o siriri. 

8º UM AVISO PRA VOCÊ: Pode vir SEM MEDO à Cuiabá. Aqui temos pessoas civilizadas, temos ruas asfaltadas (oopsss..mais ou menos), não criamos sucuri, jacaré e nem onça em casa. Temos shoppings centers com cinema (com sala em 3D).
Infelizmente, não há florestas e nem campos. Temos um parque lindo, Mãe Bonifácia.
Nossa árvores, que sempre deram o nome de cidade verde a Cuiabá, estão sendo cortadas por causa das obras para a COPA DE 2014.

9º OUTRO AVISO PRA VOCÊ: Se vier agora pra CUIABÁ, lembre-se que estamos em OBRAS. Então os pontos turísticos serão: trincheiras, buraqueiras, trânsito nervoso...

10º FINALIZANDO: Aqui também vendemos chapéus e protetores solares e vendemos água mineral (boa demais, da CHAPADA). Aqui, irmão (ã) o calor é de rachar taquara!!!

OBRIGADA PELA ATENÇÃO e espero vocês (só) em 2014!!!! kkkkkkkkk"

Fonte: Bárbara Fontes  (Cineasta)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Michelle Diehl está de volta!

SINDSPEN-MT protocola Pauta de Reivindicação nesta terça-feira (27)

Políticos de Mato Grosso parabenizam Cuiabá nas redes sociais