Ouvidoria do Sistema Penitenciário já está disponível no “Fale Cidadão 161”
Com objetivo de conhecer o grau
de satisfação dos usuários de serviços públicos, buscar soluções para as
questões voltadas ao Sistema Penitenciário de Mato Grosso, além de oferecer informações gerenciais e
sugestões aos gestores dos estabelecimentos penais, visando aprimoramento da
prestação do serviço, a Ouvidoria Setorial do Sistema Penitenciário do
Estado vinculada à Sejudh e Ouvidoria
Geral do Estado, divulga que o sistema Fale Cidadão 161 já está disponível para “manifestação” dos servidores
penitenciários.
A informação foi dada pelo
Ouvidor do Sistema Penitenciário, João Fernando Nascimento, durante uma
entrevista recente, explicando que o
serviço para denúncias e sugestões sobre
o Sistema Penitenciário está ativo. Ele orientou a população como deve
funcionar à prestação do trabalho aos cidadãos e servidores penitenciários.
“ As atividades da Ouvidoria são
desenvolvidas de forma descentralizada, por meio do Sistema Fale Cidadão, que atuam em todas as secretarias, órgãos e
entidade da administração direta e indireta do poder Executivo Estadual,
buscando representar legitimamente o cidadão e recebendo as suas manifestações”,
explicou o Ouvidor João Fernando.
Segundo ele, um sistema de cadastro
voltado para receber às manifestações dos cidadãos está disponível no site www.ouvidoria.mt.gov.br , que dá suporte
ao Fale Cidadão 161.
“Utilizamos o ligue 161 para o Fale Cidadão, um serviço telefônico
gratuito para que os cidadãos,
especialmente, os servidores penitenciários possam se expressar seus anseios por meio de elogios, sugestões,
reclamações, denúncias, pedidos de informações e solicitações, podendo proceder
ao cadastro de manifestações, complementar mensagens, acompanhar o andamento e
avaliar o atendimento recebido, complementou Nascimento.
De acordo com o Ouvidor, a
Ouvidoria considera uma denúncia à informação
ou a acusação atos, pessoas ou órgãos que descumprem ou não
observam a norma jurídica ou devido
procedimento legal que deveriam seguir ou que cause prejuízo ou dano ao
patrimônio público.
“A denúncia anônima é aceita e
processada, porém não se constitui prova ou indício isolado suficiente para
obrigar investigação. Ressaltamos que o denunciante que se identifica tem
garantido o sigilo dos dados pessoais fornecidos em obediência ao que preceitua
o direito individual dos cidadãos e a inviolabilidade de sua intimidade”,
frisou Nascimento.
João Fernando ainda salientou
sobre a importância dos recebimentos das demandas. “As ações de receber e
acolher as mensagens da Ouvidoria é o primeiro procedimento de contato e
entrada aos serviços de escuta ao cidadão é a forma de conhecimento dos
anseios, dos desejos e das situações indesejadas ou indesejadas da população. É
o mecanismo de notificação ao poder público sobre a satisfação ou não do
cidadão no recebimento dos serviços prestado do Governo”, finalizou Nascimento.
Mais informações poderão ser
obtidas pelos telefones (65) 3613-8173 ou 161 (Fale Cidadão), além do endereço
eletrônico ouvidoriasispen@justica.mt.gov.br.
Everaldo Galdino| Assessoria de Imprensa do SINDSPEN-MT
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