GIR apresenta atividade diferenciada de segurança para servidores penitenciários
"Capacitação, padronização, valorização, treinamento e intervenção rápida”. Com essas palavras destacou o servidor penitenciário e diretor da Cadeia Pública de Campos Novo dos Parecis (a 400 km de Cuiabá), Agno Ramos, sobre o 3º de Curso Intervenção Tática Penitenciária baseado na metodologia DPOE-DF, que ministra para agentes penitenciários de Mato Grosso, que iniciou nesta segunda-feira (26.03), na unidade prisional do município.
Além de Agno Ramos, os agentes Elias Baldoíno e Edivino Trindade de Souza que atuam na unidade prisional e alguns servidores penitenciários de Sinop, receberam a qualificação para organizar o Curso do GIR.
Segundo o coordenador do GIR, o 3º Curso de Intervenção Tática oferece vários exercícios físicos, técnicas corporais e ensina o manuseio adequado de arma de fogo do tipo calibre 12. Além disso, disponibiliza uma área de treinamento cedido pela Prefeitura de Campo Novo dos Parecis, com simulações de celas e obstáculos para exercícios físicos, e também o uso do auditório da unidade prisional.
“Esse Curso ensina técnicas de preparação aos agentes penitenciários do Brasil, conforme o método utilizado pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) ”, complementou Ramos.
Foram inscritos para 3ª turma do Curso de Intervenção Tática sessenta e cinco servidores penitenciários que atuam em várias unidades prisionais do interior de Mato Grosso. Entre eles, participam agentes de Campo Novo dos Parecis, São José dos Quatro Marcos, Pontes e Lacerda, Sorriso, Cáceres, Sinop, Rondonópolis, Cuiabá, Diamantino, Juína, Vila Rica, Comodoro e outros.
Na abertura do Curso, o coordenador do GIR recebeu o Presidente do SINDSPEN-MT, João Batista, que explanou aos agentes sobre a importância da capacitação.
“Toda qualificação é sempre bem vinda e importante para o sucesso profissional, pois o SINDSPEN-MT desde que foi criado por meio do seu Estatuto vem defendendo mais capacitação e orientação profissional aos Servidores Penitenciários sindicalizados. A atual diretoria está trabalhando muito, na organização deste tipo de ação, que inclusive é um dos itens da Pauta de Reinvidicação que em breve encaminharemos ao governo estadual para criar mais políticas de capacitação gratuita aos Servidores que atuam em Cuiabá e nas cidades do interior, focando nas Carreiras da Categoria. A ideia é promover qualificação em locais mais próximo do Servidor. Parabéns aos participantes! Tenham um ótimo curso”, destacou Batista.
O 3º Curso de Intervenção Tática acontece até a próxima sexta-feira (30.03). Um dos convidados para ministrar palestra será o policial federal Paulo Delfino, instrutor habilitado em armas de fogo, de Cuiabá. Segundo os organizadores do GIR, a próxima turma está preste para ser fechada e está programada para ocorrer em abril. Os interessados poderão ter mais informações sobre o Curso no telefone (65) 3382-3855.
Everaldo Galdino| Assessoria de Imprensa do SINDSPEN-MT
.
Comentários
IVAN CAMPO NOVO DO PARECIS-MT
Quando vierem ao Rio de Janeiro venham visitar o GIT.
Grande abraço a todos.
Marcus Vinicius B Silva
Grupamento de Intervenção Tática
Rio de Janeiro
Convido-os a vir ao GIT, quando estiverem no Rio.
Grande abraço a todos
Marcus Vinicius B Silva
Grupamento de Intervenção Tática