GIR apresenta atividade diferenciada de segurança para servidores penitenciários



"Capacitação, padronização, valorização, treinamento e intervenção rápida”. Com essas palavras destacou o servidor penitenciário e diretor da Cadeia Pública de Campos Novo dos Parecis (a 400 km de Cuiabá), Agno Ramos, sobre o 3º de Curso    Intervenção Tática Penitenciária  baseado na metodologia DPOE-DF, que ministra para agentes penitenciários de Mato Grosso, que iniciou nesta segunda-feira (26.03), na unidade prisional do município. 

“O objetivo do Curso de Intervenção Tática visa capacitar, treinar e preparar os agentes penitenciários para uma nova atividade diferenciada de segurança nos ambientes de carceragem, a fim de evitar qualquer risco de rebelião, motins e violência nesses locais”, explicou Ramos, também coordenador do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), ao informar que foi capacitado em um evento realizado em outubro do ano passado em Brasília (DF), promovido pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE).

Além de Agno Ramos, os agentes  Elias Baldoíno e Edivino Trindade de Souza  que atuam na unidade prisional e alguns servidores penitenciários de Sinop, receberam a  qualificação para organizar o Curso do GIR.

Segundo o coordenador do GIR, o 3º Curso de Intervenção Tática oferece vários exercícios físicos, técnicas corporais e ensina o manuseio adequado de arma de fogo do tipo calibre 12. Além disso, disponibiliza uma área de treinamento cedido pela Prefeitura de Campo Novo dos Parecis, com simulações de celas e obstáculos para exercícios físicos, e também o uso do auditório da unidade prisional. 
“Esse Curso ensina técnicas de preparação aos agentes penitenciários do Brasil, conforme o método utilizado pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) ”, complementou Ramos.

Foram inscritos para 3ª  turma do Curso de Intervenção Tática sessenta e cinco servidores penitenciários que atuam em várias unidades prisionais do interior de Mato Grosso. Entre eles, participam agentes de Campo Novo dos Parecis, São José dos Quatro Marcos, Pontes e Lacerda, Sorriso, Cáceres, Sinop, Rondonópolis, Cuiabá, Diamantino, Juína, Vila Rica, Comodoro e outros.
Na abertura do Curso, o coordenador do GIR recebeu o Presidente do SINDSPEN-MT, João Batista, que explanou aos agentes sobre a importância da capacitação.
“Toda qualificação é sempre bem vinda e importante para o sucesso profissional, pois o SINDSPEN-MT desde que foi criado por meio do seu Estatuto vem defendendo mais capacitação e orientação profissional aos Servidores Penitenciários sindicalizados. A atual  diretoria está trabalhando muito, na organização deste tipo de ação, que inclusive é um dos itens da Pauta de Reinvidicação que em breve encaminharemos ao governo estadual para criar mais políticas de capacitação gratuita aos Servidores que atuam em Cuiabá e nas cidades do interior,  focando nas Carreiras da Categoria. A ideia é promover qualificação em locais mais próximo do Servidor. Parabéns  aos participantes! Tenham um ótimo curso”, destacou Batista. 
O 3º Curso de Intervenção Tática  acontece até a próxima sexta-feira (30.03). Um dos convidados para ministrar palestra será o policial federal Paulo Delfino, instrutor habilitado em armas de fogo, de Cuiabá. Segundo os organizadores do GIR, a próxima turma está preste para ser fechada e está programada para ocorrer em abril.  Os interessados poderão ter mais informações sobre o Curso no telefone (65) 3382-3855.

Everaldo Galdino| Assessoria de Imprensa do SINDSPEN-MT


Comentários

Ivan Carlos disse…
BOA REPORTAGEM
IVAN CAMPO NOVO DO PARECIS-MT
Marcus Vinicius disse…
Gostei! Rumo ao profissionalismo.
Quando vierem ao Rio de Janeiro venham visitar o GIT.
Grande abraço a todos.

Marcus Vinicius B Silva
Grupamento de Intervenção Tática
Rio de Janeiro
marcus vinicius disse…
Muito bom!
Convido-os a vir ao GIT, quando estiverem no Rio.

Grande abraço a todos
Marcus Vinicius B Silva
Grupamento de Intervenção Tática

Postagens mais visitadas deste blog

Michelle Diehl está de volta!

SINDSPEN-MT protocola Pauta de Reivindicação nesta terça-feira (27)