Servidor Penitenciário apresentará tese sobre alfabetização e letramento


O agente penitenciário, professor e pesquisador Rowayne Soares Ramos se prepara para defender sua tese de mestrado em maio. A informação foi dada durante uma entrevista com ele, na sede do SINDSPEN-MT.
Sua pesquisa intitulada “Alfabetização e Letramento na EJA em Prisões - Centro de Ressocialização de Cuiabá/MT” será apresentada no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na Capital.
O estudo mostrará uma análise sobre o ensino de jovens e adultos reeducandos que vivem no Sistema Penitenciário de Mato Grosso, destacando-se alguns perfis de quem tem acesso à educação proposta pelo poder público.
O autor fundamenta o trabalho com obras dos teóricos Paulo Freire, Marta Soares e outros, voltadas ao ensino e reinserção social. Ele pretende apresentar um vídeo anexo ao trabalho, com vários depoimentos de reenducandos.
Rowayne adianta também que, vai contextualizar sua experiência vivida nos últimos 10 anos como agente penitenciário e educador nas unidades prisionais do Estado. Um exemplo da análise foi detectar uma “nova linguagem” instituída pelos reenducandos. 
O servidor penitenciário é especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Linguística, e mestrando em Educação pela UFMT (conceito 5 CAPES). Sempre atuou nas áreas de Linguagens, Espanhol e Literaturas e Arte-Educação.
O Servidor tem um imenso currículo na área de educação. Ele é autor de vários artigos sobre estudos de Linguagens.
Atualmente, Rowayne está licenciado do Sistema Penitenciário, preparando-se para apresentação da tese. Ele também atua como professor na Universidade de Cuiabá (Unic), onde leciona para alunos dos cursos de Letras, Pedagogia e Administração. Além disso, o servidor penitenciário é palestrante em assuntos motivacionais na educação de jovens e adultos em privação de liberdade.
Em uma visita na sede do SINDSPEN-MT, Rowayne explicou o conteúdo que mostrará na defesa do seu trabalho. 
“O trabalho apresentará dados qualitativos importantes e será questionada a intervenção pedagógica, o fazer da educação, a educação libertadora, a leitura e a escrita como defendem os teóricos Paulo Freire, Magna Soares e outros autores. Observamos que os alunos (reenducandos) ainda estão sem uma identidade do que é essa educação, independente ou não se cumprem penas, eles necessitam de aprendizagem”, disse.
O Servidor informou que o estudo está preste para ser finalizando e já planeja após à apresentação, complementar o trabalho na produção de um vídeo documentário.
Segue alguns artigos publicados na íntegra, sobre o servidor penitenciário e professor:
http://www.seguranca.mt.gov.br/artigos.php?IDCategoria=1626
http://educacaoeprisao.blogspot.com.b


Everaldo Galdino| Assessoria do SINDSPEN-MT 

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