Paulinho Brother avalia debate sobre educação


Debate sobre educação com lideranças do PDT, PSB, PPS e PV movimentou o auditório da Escola Estadual Presidente Médice, em Cuiabá.  Cerca de 300 pessoas participaram do evento, ocorrido neste sábado (10.03), entre elas, o suplente de vereador e tesoureiro do Diretório Municipal do PDT, Paulinho Brother.

A discussão organizada pelo “Fórum Cuiabá de Verdade” teve como convidado especial o senador Cristovão Buarque (PDT-DF), que durante seu discurso destacou que gestores devem priorizar a educação. Ele, que institui o piso salarial, reconheceu que maioria das prefeituras tem sequer condições de pagar o piso, que hoje é de R$ 1.400, daí da necessidade do governo federal entrar na educação básica. "Para o investimento é preciso dinheiro, mas também vontade política", disse Buarque.

Na ocasião, destacaram-se também os profissionais da  área de educação de Cuiabá que  explanaram suas teses em defesa do setor, entre eles, o professor da UFMT, Antonio Carlos Maximo (PPS), o professor mestre Suelme E. Fernandes (PSB), a professora mestre em educação para jovens e adultos Suzane Rondon (PDT) e a presidente da sub sede  do Sintepe Cuiabá, professora Helena Bortolo (PSB).
“Cuiabá não conseguiu fazer anteriormente seu plano de mobilidade sobre educação. Somente em 2002 tivemos a aprovação. Não porque o sindicato deixou de fiscalizar o executivo  Mas, porque os gestores não assumiram o compromisso de planejar a política educacional. Depois tantos debates conseguimos o plano. E é nesse  plano é que apontamos todas as políticas para avançar a educação”, disse a presidente da sub sede  do Sintepe Cuiabá, professora Helena Bertolo.

Segundo Bortolo, salientou que o Sintepe dará continuidade nas denúncias ao Ministério Público Estadual (MPE) e à imprensa , caso aconteça qualquer  irregularidade na gestão da educação do município. A professora revelou que o ensino para jovens e adultos está comprometido. “Nós estamos com escolas fechando o ensino para jovens e adultos. A maioria das escolas do  município e do Estado estão ociosas no período noturno, pois não um chamamento, não há uma provocação, pois nem o Estado e nem o Município fazem chamada para população”, frisou.
Para Paulinho Brother, disse que o debate vai  ajudar  às lideranças fomentar políticas públicas de qualidade para educação da capital. “Todas as falas ouvidas aqui foram importantes para refletirmos o tema. Acredito que as lideranças ficarão mais fortalecidas para discutir o assunto com a população, porém, podem contribuir na fomentação de políticas públicas de qualidade para o município”, avaliou Brother.


O evento contou com a presença do presidente do PSB em Cuiabá, Mauro Mendes, do deputado federal Valtenir Pereira (PSB), deputado estadual Zeca Viana (PDT), o presidente municipal do PDT, médico Kamil Fares, o presidente e secretário geral do PV, Roberto Stopa e Aluísio Leite e outros.

Everaldo Galdino |Assessoria de Imprensa




.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Michelle Diehl está de volta!

SINDSPEN-MT protocola Pauta de Reivindicação nesta terça-feira (27)