SILVAL E SEU MENINO MAU



Por Paulinho Brother

Gabriel não faça isto menino. Deixa disto. Já falei que não pode. Fazendo estas coisas, você ainda vai me prejudicar. Se eu responder processo por sua causa, ai, ai, não sei o que farei contigo. Nobre leitor, Gabriel é meu filho mais velho. E quantas vezes Gabriel já me chateou com suas travessuras. E como um pai deve agir com um filho rebelde? Discipliná-lo? Corrigi-lo? Repreendê-lo? Permita-me apresentar um pai moderno, sabe aqueles pais que deixam os filhos soltos e fazendo o que querem? Tem filho por ai que até manda no pai. Que faz o pai passar vergonha, e o pior de tudo, o pai não faz nada. Será que o pai acha bonito a rebeldia do filho? Ou será que o pai tem medo do filho? Ainda mais se o filho for daqueles birrentos, agressivos e respondões. Faço esta analogia para refletirmos sobre a política mato-grossense. O pai do qual me refiro é o governador Silval Barbosa, o filho rebelde é Eder Moraes. Uma combinação perfeita. Pai moderno, filho rebelde.
Este amor incondicional do Governador por seu secretário chega a ser intrigante. Em meio a um vendável de denúncias por todos os lados e sem ser demitido até hoje, chego a pensar que se Eder Moraes fosse indiano, seria um Brâmanes (a maior casta social indiana). Digo no sentido conotativo da frase, Brâmanes remetendo-se a alta postura social que um indivíduo possa ser. Muitos ventos já levaram outras personalidades a deixarem o governo através da demissão. Creio que Eder Moraes só deixará o governo o dia que ele quiser. O dia em que ele decidir romper e seguir seu próprio caminho.
Enquanto isto não acontece, o pai de todos, trata algum de seus filhos de maneira diferenciada. Demitindo uns e mantendo outros. Claro, mantendo os mais queridos, ops, digo competentes. Na oportunidade, parafraseando a matéria produzida pela TV de Esportes ESPN, intitulada como “O veneno da Copa”, retratou o descaso das ações da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá. O secretário extraordinário Eder Moraes teve seu nome envolvido em denúncias de desvio de dinheiro público, quando na função de secretário de fazenda, indícios de superfaturamento e obras que não saem do papel. A reportagem ainda finaliza denegrindo a imagem do Estado de Mato Grosso por conta das questões ambientais.
Silval Barbosa e Dilma Rousseff foram eleitos no mesmo dia. Ocorre que “na gestão da presidenta Dilma, foi feito um limpo”, uma varredura das sujeiras que permeavam a administração pública. A presidenta demitiu alguns de seus ministros. No Governo de Silval Barbosa, muita sujeira ainda continua exposta. O que a presidenta Dilma faria com Eder Moraes caso o mesmo fosse um de seus ministros? Cabe a mim, apenas utilizar-me da função de cidadão cuiabano que sou e exigir transparência da gestão do serviço público de meu Estado. Denunciar os escândalos, cabem aos órgãos do poder judiciário.
O deputado Estadual Zeca Viana (PDT), solicitou através de requerimento, a convocação de Eder Moraes a comparecer na Assembleia Legislativa de Mato Grosso a prestar informações a respeito da modalidade de transporte Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), nesta próxima semana (27.03). Será que o menino zangado vai fazer birra neste dia?  Fique calmo ok? Responda tudo aos deputados quando for sabatinado, afinal é a sua chance de falar. No mais, vamos esperar ver o que acontece. De uma coisa eu sei, o menino mau de Silval, não aceita críticas enquanto gestor público que é. Discute com senador ou qualquer pessoa que ouse criticá-lo. 
Ainda bem que vivemos em meio à democracia e como brizolista que sou, as pedras não falarão por mim. Defendo o direito da imprensa em divulgar a farra com o dinheiro público, pois é através dos veículos de comunicação, que a noticia chega às casas de todos os cidadãos cuiabanos. Não pode haver censura, a liberdade de expressão deve ser garantida.
Antes de me esquecer, a alguns dias atrás vi no Blog Prosa e Política, da Adriana Vandoni, algumas indagações ao secretário Eder. Segundo a blogueira, Eder Moraes é proprietário de um apartamento no bairro jardins, bairro nobre da cidade de São Paulo. Ela indagou também que Eder possuía uma BMW, relógio de luxo e que a filha dele estuda medicina em uma faculdade particular. E mais, o alto padrão de vida que leva é incompatível com o salário atual que um secretário do governo do Estado de Mato Grosso recebe. Até hoje Eder não respondeu as indagações da blogueira. Bom, na oportunidade, permita-me responder a blogueira Adriana suas indagações. 
O apartamento luxuoso no bairro jardins foi dado á Eder através de um sorteio de um programa de auditório dominical. O veiculo BMW ganhou na raspadinha da loteria federal. O relógio de luxo foi ganho em uma rifa beneficente. Eder não paga a faculdade de medicina de sua filha, ela foi contemplada pela bolsa Prouni. E a dívida do agiota? Ahh, xá por Deus, o quê qué esse, nem vou responder ás más línguas.

Paulinho Brother é cidadão cuiabano, suplente de vereador pelo PDT e  servidor de carreira pelo TCE/MT. E-mail: imprensa@paulinhobrother.com.br





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Michelle Diehl está de volta!

SINDSPEN-MT protocola Pauta de Reivindicação nesta terça-feira (27)